A tecnologias da informação e o mercado imobiliário

Recentemente estou participando de um novo desafio: dar aula sobre o uso de Tecnologias da informação para futuros profissionais do ramo imobiliário, os técnicos em transações imobiliárias do SENAC do Rio Grande do Sul.  O que mais gosto em minha profissão é o fato de poder transitar entre os mais diferentes nichos de mercados porque a informática e as tecnologias da informação estão presentes em todos os setores.  Esse trânsito faz com que o profissional de TI possa ter uma visão bem mais ampla de negócios e tendências, exceto para aqueles que prestam serviços para nichos específicos de mercado.

Atualmente consultamos a internet para praticamente tudo. Há pouco mais de um ano saiu uma reportagem de capa da revista Info sobre o uso do Google para diagnosticar doenças, se não me falha a memória a reportagem trazia o título de Google Doctor, ou algo do tipo. As pessoas “lançam” sintomas no sistema e o robô do Google se encarrega de dar o melhor diagnóstico.  Obviamente que se trata de uma prática que não deve ser incentivada porém, o objetivo aqui, é demonstrar como as informações das menos até as mais relevantes podem ser motivo de uma busca na internet.

A mobilidade e facilidade das ferramentas de hoje em dia são prova de que a internet veio para ficar. Não há mais como fugir. E como o mercado imobiliário pode ganhar com isso?  Todo o corretor deve ter acesso à internet e divulgar seus produtos lá (ou seria aqui?).  É bem verdade que desenvolver um site pode custar caro, dependendo do nível de informações que o corretor deseje, mas, contudo, ainda é uma peça cujo retorno se dá em poucos meses dependendo do volume de venda gerado pelo mesmo .

Existem sites que são meros cartões de visita, ou seja, um simples banner que tem os dados para que o cliente possa entrar em contato. Outros são verdadeiras obras de arte no que tange o atendimento e os produtos.  O mercado está repleto de possibilidades, basta garimpar a melhor.

E se seus negócios pudesses ser fechados pela internet? Você lá lançou uma oferta de imóvel em um blog? Já abriu para seu grupo de amigos no orkut aquela “barbada” de apartamento que você tem em sua carteira de produtos? Já permitiu aos seus clientes de locação que consultassem seu sistema para ver se  inquilino já depositou seu dinheiro? Coisas desse tipo podem ser feitas imediatamente apenas criando um blog. Em nossa turma de técnico em transações imobiliárias do SENAC/RS veremos como fazer isso.

Mas você, concorda com o que o foi dito aqui? Você considera necessário ou desnecessário o uso da informática na sua profissão? Espero comentários de vocês. Vamos discutir o tema de forma on-line.

Robson Borba é palestrante e consultor de empresas. Contatos: palestras@robsonborba.com.br

Anúncios

92 Responses to “A tecnologias da informação e o mercado imobiliário”

  1. 1 Júlio Cesar de Quevedo Borges

    RÓBSON e Colegas, para quem vivia na completa escuridão quando o assunto era INFORMÁTICA, hoje estou desfrutando, mesmo que gatinhando, das luzes que este mundo incrível e sem volta nos proporciona chamado Tecnologia da Informação. Poderia citar aqui, sem exageros, milhões de exemplos do bem que este sistema proporciona a toda a população mundial, mas cito apenas um: Imaginem vocês tendo que se deslocarem, cada vez que fosse preciso, para buscarem informações sobre determinados assuntos, ou fazer uma simples transferência de dinheiro, ou pagamento de uma fatura de cartão de crédito, ou participar de uma reunião, fazer ou receber uma autorização para a realização de algúm negócio, enfim, tivessem que pegar o seu carro, ou ir até o aeroporto ou cais do porto, dependendo do lugar…Você gastaria não só dinheiro, como também o seu tempo precioso, e também contribuiria para o aquecimento global lançando na atmosfera, dióxido de carbono (usando qualquer dos meios de transporte que citei acima) quando fosse se deslocar para isso. Sentado, em seu ambiente doméstico ou profissional, você confortavelmente faz isso em minutos. Então vejam, meus Colegas, que não tem mais jeito, só irá evoluir com novas tecnologias porque retroagir, IMPOSSÍVEL.

    • 2 Adriana Pereira Barbosa

      Professor Robson
      A informatica nos traz muitas possibidades de crescimento, conhecimento e facilidades. um exemplo disso, é o nosso curso tti que nos qualifica pofissionalmente sem sair de casa.
      Antes de iniciar este curso, não era muito familiarizada cm o computador, hoje em dia já consigo utilizar essas ferramentas que aprendi tanto na minha vida profissional como pessoal hoje já posso me considerar uma internauta de carterinha, possuo até um blog, hehehe.
      Neste novo ramo imobiliário que irei seguir, cada vez mais vejo a importância da utilização das ferramentas que o computador nos proporciona, como já foi citado no teu artigo.

  2. 3 Roberto A.S. Mota

    Robson, concordo com tudo que você colocou no texto acima. O mercado brasileiro não sobrevive só de placas de publicidade,panfletos e jornais. Uma boa navegada na internet à procura de ofertas, é uma prática cada vez mais usada, por compradores e até por candidatos a inquilino.Um negócio que evoluí a cada dia, negociação de imóveis pela internet, mas, ainda está engatinhando entre os brasileiros.Sómente as grandes empresas já incorporam, o acesso e a disponibilidade de imóveis pela internet, às suas práticas de mercado. Considero necessário o uso da informática , em todas as profissões. Nos dias atuais, temos um mercado globalizado, altamente competitivo,características como baixo custo, assertividade, alto nível de mensuração, velocidade e interatividade, fazendo com que a internet, ganhe cada vez mais destaque nas estratégias de marketing.

  3. Olá, na minha opinião, o dominio das ferramentas que a informática e a internet nos disponibiliza, é extremamente necessário para quem está no mercado de trabalho e quer divulgação de seu produto, empresa, etc.
    A internet hoje em dia é um dos maiores meios de comunicação e de vendas, como disse no seu artigo, usamos a internet para consultar informações de todos os tipos, e no mercado imobiliário, não se pode ficar de fora, é comum cada vez mais, a procura na internet sobre valores, fotos, imobiliárias e corretores. Para quem quer sucesso na carreira, deve sim, usar os recursos da internet para se destacar.

  4. Não resta a menor dúvida, que a era digital veio para ficar. Em todos os ramos de negócios, ela se faz presente, cada vez mais eficiente e lucrativa, nos possibilitando acessos as mais variadas informações, atualizadas, globalizadas, captando cada vez mais oportunidades de negócios. Os sites, os blogs, os foruns de discusão via internet, as video conferências nos fornecem possibilidades imediatas de interação com qualquer seguimento de mercado.

  5. Acredito que a tecnologia ainda tem muito a nós ofereçer,brevemente faremos sim negócios,serviços de cartorio etc tudo pela net.Mas particulamente eu acho mais emocionante o (olho no olho) mas agente segue o ritmo né.

  6. 7 Paulo R M Braga

    Posso expor a minha idéia à respeito com o seguinte exemplo: da mesma forma que em 1945, onde a ferramenta que propiciava a comunicação de longa distância era o código morse, hoje nós, graças ao avanço meteórico das tecnologias, temos a internet para aproximar as pessoas.
    Afirmo, também, que aquele que não souber usar esta tecnologia ficará marginalizado no mercado, podendo até ser considerado um analfabeto na era da informática.
    Àqueles que conseguem viver sem a informática obtém as informações, mas com um atraso considerável, pois o mundo está interligado na telinha. A comparação é de um fusquinha perto de um fórmula 1.

  7. Com certeza a internet é uma ferramenta que veio para ficar. Hoje o mercado imobiliário usufrui deste artifício e obtém ótimos resultados.
    Também acho importante a questão sobre a fixação da marca, precisamos focar um trabalho nesse sentido e a internet é um ótimo aliado para isso.

  8. Concordo totalmente! Não vejo, nos dias de hoje, a possibilidade de se trabalhar numa área tão competitiva sem disponibilizar todos os meios de comunicação para facilitar o acesso dos clientes! por tal razão, conto com as informações essenciais que suas aulas nos trarão!

  9. Para finalizar, o meio de comunicação do momento é a web 2.0, sem esta ferramenta poderosa, hoje em dia, somos um peixe fora d’água.

  10. 11 Beatriz

    Olá Robson,

    Tarefa difícil esta semana! Concordo com o artigo, com certeza o corretor só terá ganhos com o uso da internet nos negócios. Estou sendo desafiada a trilhar um novo caminho com o uso desta ferramenta. Literalmente me apropriando dos recursos disponíveis, com a ajuda do professor, é claro!

  11. Concordo totalmento com o seu artigo, considero de absoluta importância o uso da informática no mundo dos negócios, é praticamente impossível nos dias atuais um profissional não usar esta ferramenta de trabalho.

    • Sim concordo. Fica evidente que é fundamental o dominio da informática no mercado imobiliário. O corretor por sua vez tem de se adptar e aperfeiçoar no uso dessa ferramenta cada vez mais fundamental.

  12. Boa noite meu nome e matheus bazzan tenho 21 anos, faço faculdade de quiropraxia.

  13. Acredito que as pessoas de uma maneira geral estão buscando otimizar o seu tempo e procuram fazer pessoalmente aquilo que ainda não podem fazer de dentro de suas casas. Portanto, tudo aquilo que facilitar a vida das pessoas com certeza vai trazer resultados positivos. O corretor de imóveis tem que procurar facilitar a vida do seu cliente com informações amplas, rápidas e precisas.
    A informática é, certamente, a ferramenta mais poderosa que temos a nosso serviço no dia-a-dia, porém, nunca devemos esquecer que o contato pessoal, para muitos clientes é que vai ser determinante para fecharmos as vendas.

  14. 16 João Oliveira

    Eu concordo plenamente. É super necessário o uso da informática no incremento de ofertas imobiliárias, no entanto, vejo necessidades de um pouco mais conhecimento e desenvoltura no uso da ferramenta INFORMÁTICA. Quanto mais se sabe, se percebe que é preciso mais e mais sabedoria nesta tal ferramenta. Falo por mim, tenho consciência desta necessidade. Mas aos poucos vamos desbravando este veículo de comunicação e de trabalho. Obrigado professor, por mais este passo rumo ao futuro. Um abraço.

  15. 17 suzilei f scheuermann

    Caro professor! O uso da internet é impressindível nos dias de hoje, pois o volume de informações é muito grande e abrangente. Os profissionais das mais diferentes áreas podem e devem fazer uso desse recurso para alavancar vendas e captar clientes. No mercado imobilíario a web 2.0 é uma ferramenta indispensável na realização de negócios. Não dá mais para imaginar o mundo sem internet, desconectado.

  16. 18 João Paulo Ávila

    Olá,
    É imprescindível o uso da internet e suas ferramentas em vários momentos do nosso dia a dia. Tanto na vida pessoal como profissional, somos levados para um único caminho: quem não acompanhar o progresso inevitável e benéfico, vai passar mais dificuldades a cada dia, pois quase todos os afazeres estão se tornando viáveis através da informática.

  17. Não tenho dúvida alguma da importãncia da Web.2 no nosso dia-a-dia. Confesso que o difícel é se apropriar de todos estes recursos disponíveis, fazer uso de forma ordenada e equilibrada, aproveitando o máximo possível todas as formas de utilização da Internet e suas ferramentas.

  18. Errata: Confesso que o difícil…..

  19. 21 Sandra Marília Gayer Nedel

    As tecnologias da informação, estão em rítmo muito acelerado, e a informática veio para ficar. Tornou-se uma necessidade, esta forma de interação e precisamos estar muito atentos a todas as mudanças.
    O acesso à informática abre um leque de oportunidades de interação da ordem pessoal e profissional, que realmente nos fascina.

  20. é claro que eu acho necessário o uso da internet, na minha profissão como contadora e envio todas as declarações dos clientes pela Internet, e quando um cliente precisa de Certidões Negativas me envia uma email solicitando, se a empresa não tem problemas já sai na hora, gravo em pdf e no mesmo momento envio para o cliente, não tenho gastos com transporte e nem o meu tempo precioso.

    E no caso do ramo que pretendo atuar (corretora de imóveis), é mutio necessário como forma de propaganda do imóvel, as pessoas hoje usam muito a Internet, e é mais fácil procurar num site um imóvel e digitar as caracteristicas do que tu quer, e somente depois que já estiver certo do imóvel, ir ver para concretizar o negócio, do que sair por ai procurando casa e gastando tempo e gasolina.

  21. 23 Tulia Silva

    A informática realmente veio para inovar e agilizar as transações feitas no mercado imobiliários. Através dos inúmeros recursos existentes em sites de construtoras, por exemplo, podemos fazer um tour virtual pelo imóvel que iremos comprar. Nos dias atuais, onde o tempo é um artigo de luxo, a informática, bem comoa internet, só vieram para somar e facilitar o dia-a-dia das transações imobiliárias.

  22. 24 Daniel Donatelli

    Concordo com tudo que foi falado no seu artigo.
    Chegaste bem no ponto de utilidade e necessidade da informática em todas as áreas.
    No meu caso, o ramo imobiliário existe diversas imobiliárias com belos sites, que podem ser usados por seus corretores, porém é importante para fidelizar o cliente com seu corretor seria muito importante o corretor usar uma ferramenta de divulgação, como blogs, facilitando a relação com o cliente.
    Ótimo artigo.

  23. Não tenho dúvidas que a Web 2.0 e todos seus recursos são indispensáveis no nosso dia-a-dia. Confesso que o difícil e se apropriar de todas estas ferramentas e explorar todos os recursos oferecidos.

  24. 26 Marni Maria Dapper

    Boa tarde

    Realmente hoje em dia quem não utiliza ás facilidades da internet está fora da realidade,como perdíamos tempo indo à lojas,bancos,supermercados ….
    Qualquer dúvida que surge onde será que iremos pesquisar?
    Muito fácil esclarecermos ás dúvidas no google,estarmos atualizados com últimas notícias dos jornais mais importantes do mundo.
    No mercado de trabalho é muito raro encontrarmos uma empresa sem site;todas estão no caminho do sucesso e isso hoje em dia é Informática.Para nós futuros corretores de imóveis precisamos aproveitar o máximo dessa ferramenta,claro que na criação de um site o valor não é baixo,mas o retorno é garantido.Podemos também divulgarmos nosssos imóveis através do blog (sem custo).Acho muito inovador a forma de vendas online,na qual pessoas até do exterior compram imóveis de corretores brasileiros.Sem dúvida esse técnica de vendas será muito ampliada e quem não acompanhar a evolução da INFORMÁTICA ficará bem longe do sucesso.

    Atenciosamente

    Marni Maria Dapper

  25. 27 Renato Van Teffelen

    Parabéns pelo artigo, concordo com todos os comentários e opiniões, é espantoso o ganho de tempo e agilidade que o uso da internet nos proporciona, depóis que temos acesso a este mundo de interação e informação não há como retroceder, queremos cada vez mais fazer parte dele. Na profissão de corretor de imóveis tem de ser explorado ao máximo que puder, e para isso devemos estar preparados com conhecimento suficiente, e se manter informado sempre para coisas novas, porque a informática evolui muito rapidamente.

  26. Prezado Robson Borba

    Quer Negócio Melhor ?

    Não Podemos mais fugir do Mundo da Ciência e da tecnologia.

    Realmente a Informática veio para ficar , e muito mais que isto , veio para nos facilitar as nossas vidas.

    Principalmente o Mundo dos Negócios.

    O Mundo Eletônico e dos Negócios Imobiliários são ferramentas essências para nós Corretores de Imóveis.

    Um Abraço!

    Cordialmente

    Mauro Rodrigues

  27. Com tudo q tnho lido sobre o assunto “Web” como ferramenta de trabalho, fica claro, transparente que o uso é relevante, imprescindível para o mundo dos negócios. A web é um meio de comunicação rápido e claro,direcionado para todos os nichos, vértices de negócios. Façamos uso desta ferramenta em proveito de boas prospecções de vendas e captação de clientela.

  28. 30 Arthur Pedreira Vargas

    Boa Noite, Robson,
    Gosto da maneira com que tu abordas o tema. Sempre suscita sede de aprender mais sobre o assunto.
    Quanto ao tema, o vislumbre que tenho com uso do blog é o de uma ferramenta mais flexível e acessível do que os sites, à medida que podemos atualizá-lo conforme nossas pretenções de negócio e conforme as reações dos visitantes.
    Abraço,
    Arthur

  29. 31 Marcelo Vargas

    Caríssimo Professor Robson,

    Concordo plenamente com a sua colocação, aproveito para parabenizar pelo seu site, o qual está repleto de informações muito interessantes. Como já havia dito no nosso fórum, quem não se der conta que a Internet é a alma dos negócios, com certeza irá ficar para trás, ou vendendo no máximo um apt a cada vários meses, aquele tipo Olivetti…O mundo é virtual galera, eu quero vender um apt para um Africano, Europeu, Americano, etc, no qual ele terá o 1º contato através da internet.

    Abço

    Marcelo

  30. O mercado está globalizado, pois em todas as profissões atualmente necessitam desta interação. Com tempo bastante escasso no dia a dia, a navegação na internet torna o trabalho mais dinâmico, eficaz e com custos bem menores. Realmente a era digital já está presente e deve ser utilizada.

  31. Robson,

    com certeza não podemos mais viver sem a internet, ela nos trazmuitas facilidades, como já mencionou outro colega, pgtos em bancos,transferencias, pesquisas, autorizações, enfim praticamente tudo.
    Lembro quando acessei a internet pela primeira vez, Meu irmão mais novo sempre foi ligado em informatica, tivemos um Atari (Game), usamos gravador com fita cassete com jogos para o tk85, mas a primeira vez foi de mais, meu irmão acessou a internet aquela pagina não baixava nunca, demorou um pocado mas completou e Ele me disse, estamos no meu quarto e estamos ligados diretamente no japão sem sair de casa. Achei impressionante. Realmene viver sem ela nem pensar, espero usar essa ferramenta em minha nova profissão.

    Um abraço a todos

    Vladimir.

  32. 34 Alisson Dias

    Caros Colegas e Professor Robson, O mercado imobiliário está competitivo demais. Nesta época de planos de habitação em que o Governo Federal tá dando uma mãozinha, a imobiliária que não estiver atualizada com recursos de informatização com certeza ficará pra traz. Vejo uma grande oportunidade neste ramo ( por isso é que eu escolhi este curso ), não falo só em ganhos, mas também em crescimento profissíonal. Sei das dificuldades que enfrentarei neste longo percurso, mas com as tecnologias da informação no meu lado será mais facíl. Alisson Dias

  33. Concordo com muitos aspectos do texto, apesar de ainda não estar atuando como corretora de imóveis, acho que a internet é uma ferramenta valiosa para o corretor e se ele trabalhar em uma empresa nem precisa investir em um site, oide ter, simplesmente, como diz no artigo, um banner para facilitar o contato com clientes.

  34. 36 Anderson Fernandes

    A internet é um excelente meio de divulgação para qualquer tipo de produto ou serviço, inclusive para o nosso ramo. Passou a época em que o cliente teria que se locomover até a corretora para consultar os imóveis disponíveis, hoje tudo é feito através da internet, pelo menos o primeiro contato, o que facilita a relação entre cliente e corretor.

  35. 37 Vanderlei Severo

    Boa tarde Borba!

    Achei o teu texto otimo, hoje não tem como trabalhar no ramo imobiliário, sem o uso da internet, ela e quase um elo de ligação entre o corretor o produto e o cliente.

  36. 38 Isabel Oliveira de Ataujo

    Robson, boa tarde.
    É impossível discordar dos incalculáveis benefícios da Tecnologia da Informação para o setor imobiliário. No entanto, ainda acredito que este viés é pouco explorado pelos profissionais do setor no país. Para modificar este quadro, creio ser importante que os próprios profissionais de TI também trabalhem nesta conscientização sobre o mundo de possibilidades aberto para quem investe de verdade em tecnologia.

    Abraços,

    Isabel

  37. 39 Cássia Huther

    Olá Robson!

    Concordo, sim!
    A internet é o escritório do futuro profissional do Mercado Imobiliário!
    Vejamos um exemplo, o cliente pode selecionar o imóvel que lhe interresar, onde quer que ele esteja, podendo vizualizar fotos, localização e outros detalhes, faz uma pré seleção com ou sem o auxilio do corretor se preferir, vejo isso de forma positiva, já que nos dias de hoje ninguém disponibiliza de muito tempo! Mas claro, nada substitui o olho no olho.
    Não imagino minha vida sem internet, e acredito que com todos os colegas deve ocorrer o mesmo!

    Abraços.

  38. Concordo que a internet e todas as outras ferramentas disponíveis para o mercado imobiliário já fazem parte do dia a dia do profissional do ramo, pois sem elas o trabalho seria bem mais complicado do que é. Mas, por outro lado, também não podemos deixar de considerar o lado humano das relações cliente-corretor, ou seja, por mais informações que o cliente possa ter a respeito do imóvel, a confiança no corretor é fundamental para a conclusão de um negócio.

  39. Concordo plenamente e considero um forte diferencial competitivo profissional.

    É imprescindível a aplicação da informática, da tecnologia da informação, da internet no mundo dos negócios. E, no segmento imobiliário não poderia ser
    diferente. Ofereceremos aos nossos clientes comodidade e agilidade nos negócios.

  40. 42 Nilson Antonio Menezes

    Olá, Robson.
    Pode-se ver pelo texto que o mesmo é um resumo de nossas aulas do módulo 1. Após a conclusão deste módulo, não podemos deixar de concordar com nosso tutor:”a TI já é o presente nas negociações imobiliárias e será cada vez mais, coma WEB 2.0, por exemplo”.
    O negócio é se adaptar e explorar cada vez essa tal de Tecnologia da Informação!
    Abraços,
    Nilson Menezes

  41. 43 cezargottardi

    Com certeza, o que o professor colocou aqui é a mais pura verdade, a internet veio pra ficar e a gente nao pode deixar passar em branco, o negocio e se aperfeiçoar como profissional, e se habilitar como internauta para cada vez mais estar por dentro de tudo o que acontece neste novo mundo.

  42. Prezado Professor ,
    Concordo com seu artigo . Não há condições de virarmos as costas as novas tecnologias emergentes . Apesar das eventuais dificuldades de utilizá-las , nem digo entendê-las pois isto está muito longe , só temos benefícios com elas .
    Estes benefícios vão desde facilidade de comunicação a negócios propriamente ditos .
    Tenho absoluta certeza que estamos multiplicando nossos esforços com a utilização de sites , blogs , e-mails , pesquisas , editores de texto etc ….. .
    Até eu , um quase dinossauro , consegui fazer meu blog .
    Nota dez para teu artigo e tua participação no nosso curso de TTI no SENAC-RS , como Professor . Levo importantes lições das aulas , sejam em ead ou presenciais .
    Novamente , muito obrigado , colocastes um pouco mais luz na minha caverna tecnológica .
    Abraços
    Roberto André Dreifuss

  43. 45 Vilmar Buchner

    Grande Borba.

    A tecnologia das informações é um processo que não pode mais regredir. A menos que ocorra uma catástrofe mundial, a informação digital sempre está sendo aperfeiçoada e com certeza para facilitar a vida dos terráqueos. Mas ainda vejo que é possível melhorias no ramo imobiliário. Com a banda larga mais acessível aos usuários (acredito em em termos de Brasil ainda é muito caro), haverá sempre demanda maior que a oferta.
    Abraços.

  44. Concordo com seu comentário, pois o mesmo expressa o sentimento que acredito todos tenham, ou seja, a informática é uma realidade. Com relacão a seu artigo A Tecnologia e o Mercado Imobiliário, os dois estão caminhando juntos, e quem não reconhecer isto, vai acabar ficando para trás, e um mercado cada vez mais competitivo. Todos nös do TTI já sabamos disto. Eu tenho um exemplo, onde uma corretora trabalha nos moldes de trinta anos atrás, onde eu tive oportunidade de estágiar, ou seja a informacão era tratada de uma forma secundaria.

    Atenciosamente,

    Sperotto

  45. 47 Joni Roberto

    O nosso colega julio Cesar borges fez a colocação: Se fossemos buscar as informações.
    Pois lembrei-me da reportagem do Globo Reporter quando afundou o navio TITANIC na época as pessoas iam na rádio em busca de noticias sobre parentes desaparecidos a notícia chegava aos poucos .
    Mas hoje com a informação a notícia seria bem diferente se o TITANIC tivesse afundado em nossa época.Ninguem iria a uma rádio ou em frente de um jornal para buscar notícias.
    O presidente dos (EUA) Barack OBAMA disse essa frase . lembra-se dessa frase?
    O MUNDO MUDOU E NÓS TEMOS QUE APRENDER COM ELES. SIM NÓS PODEMOS.
    É mudou mesmo . Temos que aprender informática .Nós podemos aprender.dominar a informática.Caso contrário seremos analfabetos em informática.
    No mercado imobiliário podemos fazer vendas anúncio etc…
    É verdade o mundo mudou.

  46. Com certeza a internet hoje faz parte de nossa vida em todas situações, desde a dona de casa até o empresário se utilizam da internet. Sem dúvida ela agiliza a nossa vida, nos tras inúmeros beneficios e conhecimentos, mas precisamos ficar atentos aos tipos de informações que estamos buscando, se elas realmente são corretas, principalmente em casos de doenças em que pessoas leigas tem acessos a dados os quais somente os profissionais entedem realmente.

  47. Boa tarde!

    Caro Professor Robson,

    Concordo plenamente com o seu texto e até acho que debater sobre se a internet veio ou não para ficar já é algo que não devemos gastar nosso o tempo, não é mesmo? Me parece que as discussões agora giram em torno de como tirar proveito desta ferramenta, principalmente no ramo imobiliário.
    O que recentemente foi novidade já evoluiu – WEB 2.0 – e agora passo a me perguntar…o que virá?

    Grande abraço

  48. 50 Rosane de Lima Ribeiro

    Olá Robson

    Nos últimos anos a internet se tornou um dos meios de comunicação mais importante.No sentido informativo,muitas imobilárias estão acordando para o que ocorre via internet, para a rapidez que as informações acontecem, e o legal é que podemos encontrar de tudo, no entanto é necessário que os profissionais do mercado imobilário estejam atentos para as inovações se não já era.

    Abraços

    Rosane Ribeiro

  49. Aproveitar a facilidade e a rapidez de informações típicas da internet para realizar negócios pela web é uma prática cada vez utilizada por clientes do setor. Mas nem todos os empresários e profissionais do ramo estão atentos a essa tendência.
    O setor imobiliário aproveita muito pouco os recursos da internet para divulgar sua produção, porém, apesar da baixa utilização, em uma pesquisa encomendada pelo Google, em 2008, os usuários lembraram, pelo menos, de algum anúncio relacionado a imóveis. É preciso aproveitar isso.
    A palavra imóveis foi acessada mais de 5 milhões de vezes e mais de 1,9 milhão de internautas buscaram por apartamento. Em São Paulo, mais do que em classificados de jornais e revistas, a internet é o meio mais utilizado para buscar empreendimentos imobiliários. Um dos motivos é a disponibilidade de subsídios importantes para uma tomada de decisão, como textos explicativos, exibição de vídeos, fotos, músicas e outros detalhes importantes, como a localização e os serviços oferecidos no bairro do imóvel desejado.
    O custo do investimento é bem mais baixo do que em outras mídias e mais gente é atingida. Na web, é possível encontrar os clientes que procuram seu produto, desde o momento da busca até a decisão de compra. Após a pesquisa, o cliente pode tirar as dúvidas por e-mail, o que facilita a venda ou locação. A internet também pode ajudar nos pré-lançamentos, lançamentos e até na queima de estoque.
    O empresário também pode divulgar seus produtos em sites patrocinados ou relacionados por meio de comunicação integrada, que oferece serviços que têm a ver com os imóveis divulgados. Não há distinção de classe social na web e até quem procura produtos do programa Minha Casa, Minha Vida usa a internet.

  50. 52 berenice

    Já postei meu comentário colocando o e-mail do gmail, não deu certo, deu como e-mail inválido. estou meio perdida na elaboração de contas, e-mails…
    Mas,coloquei e e-mail que sempre usei até agora,vamos ver se dá certo.
    Estava falando que li o artigo e concordo com tudo, “quem não se comunica se trumbica” dizia o chacrinha, agora quem diz este refrão é a internet.
    O mundo é virtual, as informações e os conhecimentos voam pela internet.
    Precisa-se incentivar as pessoas a lidar, a estudar como utilizar as ferramentas que o mundo virtual tem, senão as pessoas ficam muito limitadas no uso da internet.

  51. Olá professor Robson e colegas

    Sem dúvida que a internet com seus múltiplos recursos está ai para ficar.
    É difícel para maioria das pessoas conseguirem acompanhar as inúmeras inovações dos meios de comunicação.
    As pessoas que dominarem estas ferramentas terão em suas mãos uma poderosa ferramenta de trabalho
    João Henrique Castro.

  52. Olá professor e colegas.
    Da primeira errei, mas acho que encontrei o caminho deste exercício.
    É fantástico os recursos , vamos ter um período de férias e aí dará para fixar melhor este grande volume de informações.
    Abraços a todos, boas férias e bom final de ano.
    João H. W. Castro

  53. Olá Robson!

    Como todos já falaram a internet é indipensável na nossa vida de hoje, o uso torna nossa vida mais fácil, mais rápida, conseguimos ir mais longe, aprendemos mais, etc.
    Porém, nos tornamos dependentes desta tecnologia praticamente para tudo, principalmente na comunicação. Antigamente escreviamos uma carta e esperavamos dias para receber uma resposta, hoje passamos um e-mail e não queremos esperar nem 0:15min pela resposta.
    Antes de ligar brigando por ainda não ter recebido a resposta, devemos pensar, que a pessoa para quem eu passei o e-mail pode estar em uma reunião, teve que ir ao banco ou está atendendo um cliente e por isso ainda não nos respondeu.
    É claro temos esta bela ferramenta em nossas mãos e devemos utilizá-la da melhor maneira possível e de maneira correta afim de obter todos os benefícios que elas nos proporciona , mas observando os limites da vida de cada um.

    Um abraço!
    Cristina Rocha

  54. Prezado Professor ,

    A atividade 06 foi feita e é o comentário de número 44 . Só que abaixo está escrito :

    Your comment is awaiting moderation

    O que significa isto ?
    Roberto

  55. Este teu artigo é a pura verdade . A internet nos dá um mar de oportunidades desde a simples comunicação como a possibilidade de incrementos comerciais nas nossas atividades diárias .
    Este é o terceiro comentário que faço sobre teu artigo mas pelo visto nos outros dois , cometi algum erro de postagem .
    Roberto

  56. 58 Jefferson Bazzan

    Bom dia

    A internet é uma grande ferramenta de trabalho e comunicação que tornou-se peça fundamental no nosso meio de trabalho, comunicação, diversão e com certeza conhecemos muito pouco dos infinitos beneficios que ela pode nos trazer.
    Acredito que podemos colher grandes frutos(negocios) utilizando-se dela, mas cuidando sempre com a integridade e compromisso que temos como profissional de vendas de imóveis, pois para muita gente o imóvel é um sonho de vida e talvez a maior alegria que elas estão adquirindo.
    Vamos nos aprimorar e utilizar a internet para o crescimento pessoal e profissional da corretagem, e tornar este profissão mais excelente.
    Jefferson Bazzan

  57. 59 EMIR ALBERTO

    CARO PROFESSOOR ROBSON E COLEGAS, COM CERTEZA O ASSUNTO POSTADO É PURA VERDADE, É SÓ OBSERVAR AS PESQUISAS QUE MOSTRAM PRINCIPALMENTE A REGIÃO SUL DO BRASIL A QUE MAIS ACESSA A INTERNET. DIFICIL CONVIVER SEM ELA ATÉ O MEU FILHINHO DE 02 ANINHOS PEDE PARA ENTRAR NO ORKUT.
    UM ABRAÇO EMIR.

  58. 60 TAHISO CAMPOS

    Olá Professor ,
    Parabéns pelo site !
    Concordo com o senhor ,
    Acho o uso da internet necessário para nós,
    Hoje é possivel vender e compra imóves com muito mais facilidade
    Vejamos um exemplo : O cliente pode pesquisar sobre o imóvel que gostaria, visualiza-lo , saber a localidade , o valor e outros detalhes a mais e assim ter o primeiro contato com o corretor , se prefirir . Tudo isso sem sair de casa .

  59. 61 MARCELO STEC

    Concordo com o artigo.
    Minha área tem muito nesse sentindo, que é a construção civil.
    Hoje o nosso meio é todo sistematizado, inclusive plantas. e todo o sistema é feito via web

  60. 62 Luiz Armando Porciuncula

    Caro Robson, não ha como imaginar um bom corretor de imóveis deixando de lado a informática e toda gama de benefícios que ela traz. Com a internet e todas as suas ferramentas um profissional consegue êxito em sua atividade. Quanto mais o corretor se aperfeiçoar, fazendo cursos sobre computação mais cedo colherá os frutos. Claro que a criação de um site seria exelente para os negócios, o problema é que o custo é alto. Enfim o corretor que usa a informática em sua terá vida longa, quem não usar terá vida curta, porque todo mundo está ligado.

  61. Eu acredito que hoje em dia estar fora da internet é perder oportunidades, cada vez mais as empresas investem em sites muito bem elaborados para divulgações dos produtos, e os consumidores buscam antes de qualquer coisa informações pela web.

  62. Caro Robson, não há como imaginar um bom corretor de imóveis deixando de lado a informática e toda gama de benefícios que ela traz. Com a internet e todas as ferramentas um profissional consegue êxito em sua atividade. Claro que a criação de um site seria muito bom para os negócios, o problema é que o custo é alto. A verdade é uma só ou o profissional da corretagem usa a informática ou estara condenado a encerrar suas atividades como se estivesse em um deserto cheio de areia e sem água, porque outros estarão ligados e estes levarão toda vantagem.

  63. A utilização da internet, e suas ferramentas a disponibilidade de qualquer profissional é uma grande aliada na atualização de seus conhecimentos, fazendo com que tenhamos maior número de informação no menor tempo possível, nos negócios imobiliários é uma alavanca nas vendas.
    Podemos atingir o maior número pessoas no menor tempo possível.
    Dependo da forma como esta informação é posta na internet, podemos obter êxito ou não na venda de um imóvel, a influencia da apresentação do produto, a rapidez do acesso a nosso site.
    Por isso a internet vem nos trazer, campo amplo nos negócios, muitos ainda não explorado no nosso ramos de atividade, que com o tempo vamos descobrindo novos horizontes de atender as necessidade da clientela.

  64. OLá

    Robson, analizando seu artigo, sobre a importancia da internet, sem sombra de duvidas veio para ficar, e a cada dia em que passa, ele esta mais presente em nossas vidas, realmente temos sim que nos adpatar, aperfeiçoar e principalmente perguntar,. quanto não estamos interados sobre aquilo, ou aquela nova ferramenta que surgiu. Quanto ao uzo da mesma em nossos ambiente de trabalho, realmente ela é explorada, porem, pode-se a cada dia estarmos explorando-a mais e mais, como tu mesmo falu em sua ultima aula presencial dos serviços e beneficios que temos a oferecer a nossos, clientes, temos muito que crescer, mas com muita boa vontade e dedicação estaremos em breve alcançando o tão desejada vitoria.

  65. Caro Tutor!!
    Parace que o caminho da acomodação não tem vez neste mundo moderno. Aqueles que, por inércia, não se adaptarem à nava ordem tecnológica, certamente, ficarão para trás. As ferramentas são muitas, mas de nada elas valem, se quem as comanda não tiver interesse, visão e determinação. Apesar de toda a dificuldade quem enfrentei, fui estimulado demais, e, quanto a isso, só tenho que agradecer. Me sinto inserido!! Obrigado

  66. A internet esta na nossa vida dia a dia. e veio para ficar. No nosso profissional é fundamental. tenho certeza disto e preciso estar ligado para não perder oportunidades como corretor pois queremos ter sucesso e sem internet teremos grande dificuldade de ter nosso lugar no mercado.A exigência é grande. As ferramentas são muitas e preciso me esforçar para saber usá-las no dia a dia.

  67. 69 valdecir menegazzo

    Concordo plenamente com o professor.
    A web é um meio de buscar informação e de divulgar seu produto.
    Pois eu não gostando da web já fiz dois cursos atavés dela e estou cursando o terceiro. Quando preciso comprar alguma coisa é através do google que procuro.
    Não realizo o negócio através da web, mas é atraves da mesma que faço o primeiro contato. Portanto nós como corretores devemos nos aprimorar e buscar conhecimento para usar as ferramentas que a web nos oferece para divulgar nossos produtos.

  68. Robson, concordo com tudo que você colocou no texto acima. O mercado brasileiro não sobrevive só de placas de publicidade,panfletos e jornais. Uma boa navegada na internet à procura de ofertas, é uma prática cada vez mais usada, por compradores e até por candidatos a inquilino.Um negócio que evoluí a cada dia, negociação de imóveis pela internet, mas, ainda está engatinhando entre os brasileiros.Sómente as grandes empresas já incorporam, o acesso e a disponibilidade de imóveis pela internet, às suas práticas de mercado. Considero necessário o uso da informática , em todas as profissões. Nos dias atuais, temos um mercado globalizado, altamente competitivo,características como baixo custo, assertividade, alto nível de mensuração, velocidade e interatividade, fazendo com que a internet, ganhe cada vez mais destaque nas estratégias de marketing.

  69. 71 Neusa Beatriz Hickmann

    Diante da realidade atual não se pode negar que a internet é essencial para inserção do TTI no mercado. Além de proporcionar mais rapidez no contato com o cliente também assimilamos mais rapidamente as informações criando uma agilidade ímpar, até agora não conhecida. Sou de opinião que a internet é um mundo novo a ser desbravado, todos temos a ganhar com isso.

  70. 72 João Luiz Machado da Cunha

    Concordo perfeitamente, não podemos mais nos afastar da Internet, esta é uma via de mão única, com toda certeza na nossa profissão terá uma participação muito importante, acredito que a ferramenta mais importante para atingirmos o sucesso.

  71. 73 Aline C. Lopes Mendes

    Gostei muito do seu artigo, a informática é imprescindível em qualquer profissão, o mercado está pedindo pessoas qualificadas que saibam usar toda a tecnologia disponível, e o corretor tem este mundo virtual para explorar a seu favor.

  72. A internet é comunicação rápida e precisa de que precisamos em nosso dia a dia, por buscamos e temos respostas que antes exigia tempo para retorno, solução de negócios, estudos, pesquisas, informação e etc…
    Portanto, veio para ficar e cada vez exigindo mais, para que despertamos em nós rapidez, visão e conhecimento atualizado cada momento para podermos estar capazes e qualificados. Exemplo, no curso TTI, a informática nos propiciou abranger qualificação e capacitação em nossos negócios.

  73. Acredito que todos concordamos e vivenciamos diariamente a importância das inter-relações que o meio virtual nos possibilita.
    Há grande aplicabilidade dos recursos da rede ao campo profissional imobiliário, o diferencial se evidenciará pela criatividade. A organização dos dados, a oferta, a negociação, os rápidos contatos, consultas a cadastros de órgãos públicos relacionados à atividade, pesquisas de satisfação por feedbacks de clientes podem fazer do negócio uma grande vitrine facilitadora de serviços e, assim, atrair e fidelizar clientes plenamente satisfeitos.
    É, certamente, uma “janela” para o mundo.

  74. Com certeza a TI é indispensável para o mercado imobiliário, assim como para todos os ramos empresariais e mesmo para a vida doméstica, as vantagens e benefícios que traz são inumeráveis, mas meu medo é dependência a qual estamos ficando vinculados…

  75. 77 Maria Camila

    Interessante o quanto a informática tem revolucionado as atividades profissionais e permitido o fluxo de informações, para mim tem se revelado um mundo novo, bem porque não era, digamos, aficcionada por esta ferramenta. No entanto, após ingressar no curso de TTI, estou aprendendo o quanto a mesma faz a diferença e é importante em nosso dia-a-dia, em especial nesse ramo que escolhi para me profissionalizar. Tenho certeza que aprenderei muito mais.

  76. Atividade 5
    Atualmente trabalho em outro segmento. Entrei no curso de TTI do Senac/RS. Me sinto privilegiado com este aprendizado, pois está me dando muita visão e conhecimento para trabalhar na Corretagem. O meu ingresso neste curso foi saber das dificuldades destes profissionais da área. Utilizando minha vontade de trabalhar neste setor e somando estes ensinamentos, aqui no caso, as ferramentas da Web 2.0, acho que poderei desenvolver meu site e utilizar as redes sociais para o suce$$o das minhas negociações.

  77. 79 Vanderlei S. Lima

    Boa tarde, colegas e professores;
    sou corretor de seguros, e hoje estou cursando EAD TTI no SENAC . Trabalho com várias seguradoras e estou a diposição para fazer cotações de seguros!

    att
    Vanderlei
    Fone: 051 9862-7099
    051 3381-3448

  78. 80 Everton Beling

    Concordo completamente com o texto. Não podemos mais “sobreviver” no mercado de trabalho sem o uso das técnologias da informação,o colega Paulo Braga (7) se expressou muito bem quando disse que” aquele que não souber usar esta tecnologia ficará marginalizado no mercado, podendo até ser considerado um analfabeto na era da informática”.
    E, Robson, quanto ao seu novo desafio posso dizer que você está de parabéns, pois de maneira clara e objetiva, estamos aprendendo sobre a importância da informática em nossa profissão, e mais do que isso, aprendendo a ultilizar seus recursos

  79. 81 Ray Martins Madruga

    Iai Robson beleza, cara eu to passando um trabalhão com esse blog mas vamos em frente temos que nos adaptar com essas modernidades. Abraço e obrigado por me motivar a arender a usar a internet.

  80. 82 Camila Pedroso de Morais

    Olá Professor,
    Gostei muito do artigo, acho que a internet é uma ferramenta que veio para nos ajudar e trazer mais facilidade na busca de informações.
    No ramo em que vamos atuar e em outras profissões, a internet é um meio que com certeza ajuda muito, assim, como as vendas online que muitas pessoas ganham a vida só nas vendas pela internet.
    A cada dia ficamos mais privilegiados com a tecnologia e os benefícios que a internet nos proporciona, basta à gente saber usar essa tecnologia corretamente para termos lucros e ótimos conhecimentos.

  81. 83 odila Tereza Morelatto Sarreta

    Caro Professor Robson
    Estou cursando oTTI EAD no SENAC com sua Tutoria. Mestre em informática.
    Mas esclareço que realizei o curso de informática básico, já há uns 5 anos, no próprio SENAC.
    Claro que considero a informática, a maior tecnologia já desenvolvida pelo ser humano. Hoje ela é indispensável, até mesmo para uma dona de casa conferir suas receitas e etc…
    É de suma importancia, para nós que queremos ser BONS CORRETORES. O Mercado exige cada vez mais, rapidez e agilidade nos negócios.
    Então, estou dando minha alma para aprender e saber usar esta tecnologia.
    Abraço
    Odila Sarreta

  82. 84 luiz alberto kontz

    Caro Professor, não resta dúvida que a internet veio para ficar , tanto para auxiliar os profissionais,quanto para a comunicação , distração ou diversão.
    No ramo imobiliário tanto para o corretor quanto para o construtor é importante as ferramentas disponíveis nos desenvolvedores de tecnologias para este fim assim como para Arquitetura e Engenharia.
    O fato do Corretor de Imóveis poder criar seu próprio site e mostrar seus produtos é um grande avanço na maneira de comunicação entre o vendedor e comprador com a intermediação do corretor de imóveis, e o que também uma economia em gastos com publicidade em jornais.
    luiz seu aluno de TTI – Senac- Fatec- Poa.

  83. Olá prof, realmente a internet se tornou uma ferramenta essencial em nossas vidas. Hoje entramos em contato com os clientes pelo próprio e-mail, sem aquela chateação de ligar e o cliente estar em reunião, ou no trânsito. Confesso que tinha um resistência com o computador, principalmente ficar na internet, mas percebi que cada vez mais a internet se torna uma ferramenta fundamental para nós.
    Abraços.
    Cristina Taborda

  84. Oi prof, segue correção do email e site.
    Abraços.
    Cristina Taborda

  85. Robson, o teu desafio de dar aula no nosso curso, acabou se tornando um ganho para nos. Eu, como muitos, usavamos o computador e a internet para fins de lazer. Como o curso é presencial apenas de um dia, o ambiente virtual é de grande importância, pois é através dele que a nossa participação é avaliada. Estou pensando em fazer alguns cursos para me sentir bem, dominando todas as ferramentas. Tenho certeza, que nos como corretores, estaremos nos beneficiando muito, utilizando as facilidades que a informática pode nos proporcionar. Hoje em dia, já é impossível imaginar uma imobiliária que não trabalhe com um bom site, utilizando todos os recursos , levando o seu produto até a casa do consumidor. O mundo digital é a nossa realidade, todos os segmentos da sociedade e dos negócios, dependem dele para se manterem conectados no que está acontecendo, a cada minuto, em cada lugar. Até breve.

  86. Sim, concordo plenamente com o que foi dito, da importância e relevância do Google, como ferramentas de busca, bem como a criação de um blog, twitter, facebook e orkut.

    Registrei rescentemente um domínio, com blog, twitter, facebook, com o mesmo nome, para interagir aonde o consumidor está!

    Cutucar o usuário e ver as reações.

    Não há outro caminho.

  87. Olá!

    Acho muito importante o uso da informática no ramo imobiliário, até pouco tempo trabalhava com brinquedos, a divulgação era feita somente na internet com site e fotos dos produtos. Tentamos aplicar o mesmo método de divulgação adaptando ao mercado de imóveis nas tuas aulas percebemos que era possível, você contribuiu muito para que pudéssemos implementar na prática o que aprendemos durante as aulas, inclusive já estamos agenciando imóveis através do Blog.

    A internet é presente do futuro, as pessoas cada vez menos saem de suas casas em busca de algum produto ou serviço, tudo fica mais fácil na rede e com imóveis não poderia ser diferente, quem trabalhar com persistência e coerência terá sucesso.

    Abs.

  88. 90 clovis soares

    Preciso por gentileza saber todas as informações sobre o uso da informática dentro de uma imobiliária.Muito obrigado, Clovis

  89. Faço das palavras do Clovis Soares as minhas, pois estamos nos preparando para abrir a do meu filho e, como serei sua primeira auxiliar, quero e preciso me interar de tudo sobre o ramo : mercado, tecnologia, marketing, sustentabilidade, redes sociais, por onde começo ? Silveira Anselmo. Obrigada

  90. Concordo com o professor quanto a importância da marcar presença na internet. Melhor seria desfrutar dos inúmeros benefícios da TI para alavancar, organizar e quantificar nossos negócios no setor imobiliário (ou em qualquer outro).

    Atualmente uso um sistema de gestão imobiliária integrado com meu site (Imo2 [www.imo2.com.br]). Esse sistema exporta minha carteira de imóveis para vários portais de anúncios de imóveis. Tenho uma visão clara de toda a minha carteira (locados, disponíveis, valor previsto (mensal) de comissões em locação), meu sistema gera recibos para meus inquilinos e proprietários, e envia um SMS toda vez que um visitante entra e contato comigo pelo fale conosco do meu site.

    O site e sistema + administrativo que uso é muito fácil de operar, se assemelha muito as ferramentas da Microsoft (Word, Outlook … ).

    Quanto ao valor investido no eu site: pago menos de 50 reais /mês. (não me custa tão caro: um imóvel locado cobre e ainda sobra para gastar com cartões de visita…).

    Para quem prefere não aderir as novas tecnologias: aconselho que pense sobre os benefícios e ao volume de negócios que está deixando passar.

    Não é tão caro, é fácil de usar. Deem uma chance a tecnologia!
    O link do Imo2: http://imo2.com.br/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: